Mais duas mortes por gripe foram registradas na Zona da Mata em 2016. De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira (26), os óbitos foram por vírus influenza A não subtipado e ocorreram em Juiz de Fora e Rio Novo. Com estes casos, agora são 22 mortes em 14 cidades, incluindo o Campo das Vertentes.
A assessoria da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que a morte registrada foi de uma idosa, de 60 anos, em maio. O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Rio Novo , mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta reportagem.
H1N1
Gripe A volta a preocupar o país.
Números regionais
Além do óbito confirmado nesta semana, Juiz de Fora teve três mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza, H1N1 neste ano e outra associada ao vírus influenza A não subtipado.
Dos 153 óbitos por H1N1 em Minas, Astolfo Dutra, Barbacena, Cataguases, Cipotânea,Leopoldina, Recreio e Ubá tiveram um caso cada e Muriaé registrou duas mortes.
Além de Rio Novo e Juiz de Fora, Barbacena,Divinésia, Mar de Espanha, Piraúba e Viçosa estão na lista das 67 mortes por vírus Influenza A não subtipado, com um caso cada uma. E Astolfo Dutra ainda teve um dos três óbitos pelo vírus influenza B.
Números estaduais
De acordo com o boletim, que agora é quinzenal por causa do fim do período crítico da doença, foram confirmados 647 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza em todo o estado até o momento. No período, 227 evoluíram para óbito. Destes, 153 foram por H1N1, 67por Influenza A não subtipado, quatro por Influenza B e outros três em que não foi possível classificar o subtipo do vírus.
A SES não confirmou a data das mortes. O boletim destacou que a confirmação dos óbitos ocorre após liberação de resultado de exame laboratorial específico para o diagnóstico, o que libera a inserção no Informe Epidemiológico da Gripe. Por isso, o registro de óbitos é acumulativo e diz respeito a ocorrências de todo o período de janeiro a agosto de 2016.