A prévia da inflação para fevereiro foi a segunda menor verificada para o mês desde a implantação do Plano Real, em 1994. A prévia é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Conumidor Amplo, o IPCA-15, divulgado nesta sexta-feira (23), pelo IBGE, que ficou em 0,38%.
Em janeiro, a variação foi de 0,39%. O índice só ficou atrás da inflação medida em fevereiro de 2000, que registrou 0,34%. Os dados indicam também que a variação dos preços dos últimos doze meses ficou em 2,86%, portanto, menor do que os 3,02% registrados nos doze meses anteriores.
O grupo educação registrou a maior alta, com cerca de 4%, dentre os grupos de produtos e serviços pesquisados, puxado principalmente pelo valor das mensalidades dos cursos regulares. A capital com maior alta foi Goiânia.
Em segundo lugar estão os transportes, com aumento de 1% influenciado pelos combustíveis e tarifas de ônibus urbanos. Habitação e vestuário apresentaram queda nos preços. No caso da habitação, o impacto maior foi o da redução da tarifa de energia elétrica.
A capital com maior variação foi Salvador com 0,78%, onde se destaca o reajuste de quase 8% no preço da gasolina, e a menor foi Brasília, com -0,09%, sob influência da queda de 10% nos preços das passagens aéreas.
Por Raquel Júnia - 23/02/2018 - 14h33 - Rio de Janeiro/Radioagência Nacional/Site EBc - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet