Imposto de Renda: programa fica disponível na segunda com novidades sobre bens
Economia
Publicado em 24/02/2018

O Leão quer ter mais informações sobre os bens dos contribuintes, como imóveis e carros, além de dados das aplicações financeiras.

 

 

 

A Receita Federal que saber, por exemplo, no caso de imóveis, o número do registro da residência e a data de aquisição do patrimônio.

 

 

 

Em relação aos automóveis, o contribuinte tem que registrar agora o Renavam do carro na declaração do IR. A Receita também quer saber o CNPJ das instituições de quem tem aplicações no mercado financeiro.

 

 

 

Neste ano, a declaração dessas informações adicionais será opcional, mas a partir de 2019 será obrigatório informar à Receita os detalhes sobre os bens. O supervisor nacional do imposto de renda, Joaquim Adir, recomenda que o contribuinte preencha esses dados.

 

 

Outra novidade neste ano é a redução de 12 para 8 anos a idade mínima para informar o CPF dos dependentes . A ideia é que no próximo ano seja obrigatório declarar o CPF de todos os dependentes.

 

 

O programa para declarar o imposto de renda em 2018 estará disponível para download a partir da próxima segunda feira.

 

 

 

Está obrigado a declarar os rendimentos à Receita quem recebeu em 2017 mais de R$ 28 .559,70 . O prazo para declaração vai de 1º de março até o dia 30 de abril.

 

 

 

A receita espera um crescimento de cerca de 1% no número de declarantes, algo em torno de 28, 8 milhões declarações. Quem não informar os rendimentos a Receita, está sujeito a multas.

 

 

 

Por Lucas Pordeus Leon - 23/02/2018 - 15h30 - Brasilia-DF/Radioagência Nacional/Site EBC - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

Comentários
Comentário enviado com sucesso!