Lígia Souto - 30/10/2017 - 18h06 - Rio de Janeiro/Radioagência Nacional/Site EBC - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cresceu 0,3% de setembro para outubro deste ano e atingiu 107,2 pontos. Em relação a outubro de 2016, a alta chegou a 10,3%. A CNC considerada a avaliação positiva, acima da “zona de indiferença” da escala, que se localiza nos 100 pontos.
O Índice detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do país.
Segundo a economista da CNC, Izis Ferreira, o comércio está otimista com a perspectiva de um melhor desempenho das vendas no fim deste ano do que nos dois anos anteriores. Além disso, segundo ela, a recuperação gradual da atividade econômica e do consumo das famílias impulsionam as vendas do comércio.
No último mês de outubro, 32% dos comerciantes consideraram o desempenho da economia melhor do que há um ano. No mesmo período de 2016, esse percentual era de 18,1% dos entrevistados.
Os preparativos para as festas de fim de ano também mostram impacto positivo. A CNC estima crescimento de 4,3% no volume de vendas do varejo no Natal deste ano, o primeiro aumento no período desde 2014.