Meu SUS Digital: aplicativo registra 2,5 milhões de downloads em duas semanas
15/02/2024 14:03 em Saúde

Ferramenta, que substituiu o Conecte SUS, reúne dados e informações sobre saúde é a mais baixada entre apps grátis em lojas digitais

 

Publicado em 06/02/2024 11h10 Atualizado em 06/02/2024 14h40 - Por Ministério da Saúde - Matéria retirada do portal https://www.gov.br/saude (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/meu-sus-digital-aplicativo-registra-2-5-milhoes-de-downloads-em-duas-semanas)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

app.png

Foto: divulgação/MS

Oaplicativo Meu SUS Digital, plataforma integrada de soluções em saúde, já acumulou 2,5 milhões de novos downloads, totalizando seis vezes mais o número de downloads do ano de 2023 em apenas duas semanas. Isso porque, no ano passado, o aplicativo, que ainda se chamava Conecte SUS, tinha uma média de 430 mil downloads por mês. O app também era, na última sexta-feira (2), o mais baixado entre as ferramentas grátis disponíveis nos sistemas IOS e Google Play.

Inicialmente projetado para a emissão do certificado de vacinação Covid-19, o aplicativo evoluiu e se tornou uma plataforma integrada. Pelo Meu SUS Digital é possível:

  • Avaliar o atendimento recebido em uma UBS;
  • Visualizar o seu histórico clínico;
  • Emitir documentos e certificados;
  • Acessar diversos aplicativos de saúde em um só lugar.

Uma das novidades da nova versão do aplicativo foi a inclusão do Dignidade Menstrual. O programa tem como objetivo combater a pobreza menstrual. O Ministério da Saúde também atualizou o Meu SUS Digital para que o nome social da pessoa seja exibido como nome principal na ferramenta, estando incluso também no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) -  acessado por usuários, gestores e profissionais da saúde. A novidade foi anunciada pela ministra Nísia Trindade, durante cerimônia de homenagem aos 20 anos da Visibilidade Trans.

“Parafraseando a canção AmarElo, é preciso ouvir a voz das pessoas trans, mais do que suas cicatrizes, e acolher as diversas vivências, para que não seja mais preciso falar sobre sobrevivência, mas que possamos falar em vivência, em luta, em direito, em acolhimento e em paz. Essa é uma caminhada que diz respeito a toda sociedade brasileira, que precisa para fazer valer sua democracia plenamente, estar atenta e atuante a partir de ações, de políticas públicas e da sociedade nessa agenda”, defendeu Nísia.

Ainda para o primeiro semestre de 2024, também está previsto a entrada de novas funcionalidades na ferramenta digital, como a prescrição eletrônica de medicamentos e a emissão de atestados médicos e odontológicos. O aplicativo é abastecido pelas informações disponíveis na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o qual envia e recebe as informações de saúde de forma segura, íntegra e auditável.

Baixe agora ou atualize o seu app.

Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!