Selecionados pelo Prouni devem confirmar informações até esta 2ª
20/06/2016 08:20 em Educação

- - Termina nesta segunda-feira (20) o prazo para que os pré-selecionados na segunda edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni) comprovem suas informações nas instituições de ensino. Quem não fizer a comprovação dos dados da ficha de inscrição perderá a bolsa de estudo.

- - Toda a documentação necessária está listada em seção específica do Prouni - a universidade pode pedir outros dados que não estejam nesta relação divulgada pelo Ministério da Educação.

- - Os resultados da primeira chamada foram divulgados no dia 13 de junho. - - Há duas formas para o estudante verificar se foi contemplado: a primeira é usando número de inscrição e senha do Enem 2015 no site do Prouni ; a segunda opção exige que o estudante acesse em outra seção a lista de pré-selecionados e faça a busca filtrando pelo nome da instituição de ensino, local de oferta, turno e tipo de bolsa.

- - Nesta edição foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. - - A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas características socioeconômicas da família do estudante.

- - > Segunda chamada:
- - A segunda chamada sairá no dia 27 de junho. Aqueles que forem convocados terão de apresentar os documentos até o dia 1º de julho.

- - Se não houver formação de turma no curso em que o candidato for aprovado, ele perderá a vaga e poderá concorrer na chamada seguinte ou participar da lista de espera.

- - > Lista de espera:
- - Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas podem confirmar, na página do Prouni, que se interessam por participar da lista de espera. - - Ela servirá para que as instituições de ensino preencham as vagas eventualmente não ocupadas. - - O prazo para se inscrever e buscar uma vaga nestas listas vai de 8 de julho, às 23h59, até 11 de julho.

- - A relação de aprovados sairá no dia 14 de julho. - - Os participantes das listas de espera devem comparecer às instituições de ensino entre 18 e 19 de julho, para apresentação de documentos pessoais.

- - > Critérios para bolsas:
- - Poderá disputar as bolsas de estudo do Prouni o estudante brasileiro que tenha feito o Enem de 2015 e que atenda pelo menos uma das condições a seguir:

- >  tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- >  tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

- >  tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

- >  seja pessoa com deficiência;

- >  seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

- - O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. - - Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

- - > Contato para dúvidas: 
- - O MEC oferece esclarecimentos no site siteprouni.mec.gov.br/tiresuasduvidas.php , por autoatendimento via formulário ou pelo telefone 0800-616161.

 

 

Do G1, em São Paulo-20/06/2016 00h02-Atualizado em 20/06/2016 00h02

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!