Campanha nacional alerta para mitos e verdades sobre a tireoide
25/05/2018 14:18 em Saúde/Ciência

No Dia Internacional da Tireoide, lembrado hoje (25), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicou mitos e verdades relacionados à glândula, localizada na base da região anterior do pescoço.

 

Por meio da folhetos e vídeos informativos, a proposta da campanha, que segue até domingo (27), é esclarecer dúvidas de pacientes e do público em geral.

 

Segundo a entidade, a tireoide produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução, até a velhice. Os hormônios também têm atuação importante nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e metabolismo.

 

Confira os principais mitos e verdades sobre a tireoide divulgados pela SBEM :

 

O hipotireoidismo é muito comum

 

Falso – O hipotireoidismo é uma doença comum, que afeta de 8% a 12% dos brasileiros – principalmente mulheres e idosos.

 

Crianças não têm doença da tireoide

 

Falso – Crianças podem ter algum tipo de doença da tireoide, que pode levá-las a parar de crescer e a ir mal na escola. A forma mais grave de hipotireoidismo é a congênita, que se manifesta já em recém-nascidos. Se não diagnosticado e não tratado, o quadro pode causar deficiência mental irreversível.

 

Doenças da tireoide afetam a gravidez

 

Verdadeiro – Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem associar-se a complicações da gestação e a problemas para o feto.

 

A obesidade pode ser causada pelo hipotireoidismo

 

Falso – O hipotireoidismo não tratado associa-se apenas a um ganho leve de peso – em geral, por retenção de líquidos.

 

Tomar hormônio da tireoide ajuda a emagrecer

 

Falso – O hipertireoidismo realmente emagrece, mas à custa de massa magra, com diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações graves e até fatais.

 

Posso saber se tenho problema na tireoide fazendo um exame de sangue

 

Falso – Os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames, se necessário.

 

O ultrassom da tireoide é importante para a detecção do nódulo e para que o médico possa operar logo

 

Falso – Nódulos de tireoide são muito frequentes no ultrassom. Por isso, ele só deve ser solicitado quando o médico suspeita de algo. A maior parte dos nódulos é benigna, não se caracteriza como câncer e não necessita de cirurgia.

 

O iodo faz bem para a tireoide

 

Falso – O iodo da alimentação geralmente é suficiente para produção dos hormônios tireoidianos em qualquer faixa etária. Em excesso, o iodo pode produzir sérios danos – inclusive piorar ou causar hipo ou hipertireoidismo.

 

O cansaço pode ser causado por hipotireoidismo

 

Verdadeiro – Os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, cansaço e falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável. Mas esses sintomas podem aparecer em muitas outras doenças.

 

A T3 (tri-iodotironina) é útil no tratamento de estresse, cansaço ou desânimo

 

Falso – Não há indicação de uso de T3 nessas situações. Ela pode causar riscos à saúde.

 

A T3 (tri-iodotironina) pode ser formulada com segurança

 

Falso – A maioria das farmácias de manipulação não atinge alta precisão ao formular o hormônio em microgramas. Os hormônios formulados não estão sujeitos aos mesmos controles de qualidade dos medicamentos industrializados nem ao monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Deve-se tomar iodo durante a gestação

 

Falso – A indicação de suplementação deve ser individualmente avaliada, levando em conta a alimentação e outros fatores. Alguns suplementos vitamínicos oferecidos às gestantes contêm pequenas quantidades de iodo.

 

 

 

 

Edição: Maria Claudia

 

 

Publicado em 25/05/2018 - 12:19

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil  Brasília/Site EBC

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!