Estado mineiro reduz taxas de acidentes de trabalho entre 2013 e 2016
19/10/2018 11:01 em Minas Gerais

 

 

O estado de Minas Gerais registrou, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev), cerca de 13 casos de acidentes do trabalho para cada grupo de mil vínculos empregatícios, em 2013. O número é menor do que o registrado em 2016, quando o estado mineiro contabilizou mais de 16 casos por mil vínculos.

 

Em Minas, a redução dos índices de acidente do trabalho veio por dois caminhos. De um lado, investimentos focados em projetos ligados à indústria 4.0 e, do outro, a execução de campanhas para levar conhecimento para as empresas e os trabalhadores.

 

Segundo a Érika Morreale Diniz, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o momento é de atenção para essa temática.

 

“Existe um esforço muito grande, é uma bandeira adotada pelas empresas, no sentido de as empresas investirem. Na lógica de baixa produção, como nós fomos acometidos por razões macroeconômicas, houve um momento de oportunidade de se realizar investimentos focados em projetos, de investimento para o futuro, já nesse processo de desenvolvimento de novos produtos, se avaliando condições de trabalho, em etapas de projeto que serão implementados nas respectivas linhas de produção. Na etapa, isso nunca foi pensado de forma tão estruturada.”

 

Érika Morreale Diniz explica ainda que, no caso das empresas de grande porte, um dos investimentos observados foi feito com a ajuda da indústria 4.0.

 

 

“Princípios da manufatura 4.0, investimentos em robotização e automação, focados de forma mais inteligente, passe, entre aspas, oportunidade de baixa de mercado. Olhando por um outro viés, tem sido muito cogitado, muito implementado, principalmente, nas grandes indústrias. Se antecipando aos riscos possíveis que são ventilados, utilizando simuladores, diversas ferramentas, tudo baseado na tecnologia”

 

Para atingir as pequenas empresas mineiras, a Federação das Indústrias de Minas Gerais tem levado informação até os trabalhadores, em forma de campanhas e ações focadas nos funcionários, como a Saiba se Cuidar, levando dicas de como reduzir os riscos e evitar os acidentes, para dentro das empresas.

 

Reportagem, Camila Costa

 

Por Agência do Rádio em 19/10/2018 às 06:06 por email

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internte/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!